Recursos economicos
Ouve também nesse tempo um professor chamado Adam Smith, que em 1776 publicou sua obra “A riqueza das nações” esse é um livro que fala sobre as leis da economia deis do principio. Smith entendia que a atuação da concorrência levaria a sociedade ao crescimento econômico. Com as ideias de Smith surgiu o David Ricardo que começou a desenvolver alguns modelos econômicos para que com isso pudesse ter um potencial a mais na economia. No fim do período clássico teve um sintetizador do pensamento clássico que foi o John Stuart Mill o trabalho de John foi o principal que teve para a utilização da economia após o fim do período clássico e o começo do período neoclássico.
Surgiu ai a Lei de Say que significa a “Oferta cria sua própria procura”, é uma lei que é gasta na compra de outras mercadorias essa lei só foi contestada no século XX. A partir da contribuição dos economistas clássicos, a economia começou a ter um corpo teórico próprio e desenvolver uma analise para as questões politicas.
O período neoclássico se desenvolveu ate as primeiras décadas do século XX, nesse tempo a formalização econômica evoluiu muito, ouve a teoria marginalista que foi uma analise rica e variada que ajudou a privilegiar os aspectos de equilíbrio parcial usando um instrumento gráfico.
Em 1936 ouve a teoria Keynesiana que foi iniciada pela publicação do emprego dos juros e da moeda, que tinha uma preocupação com as implicações praticas da teoria econômica. Em 1930 a economia atravessou uma crise que foi conhecida como a “Grande depressão”, que teve um numero muito elevado de desemprego, tanto na Inglaterra como também nos Estados Unidos após