Teorias da comunicaçao
Comunicação social: Conjunto de recursos tecnológicos e físicos que descodificam o sinal em signo com o objectivo de transmitirem num canal de comunicação. Pode-se apresentar por 3 meios: - apresentativo : corpo ou voz humana - Representativo: Jornais, fotografias, livros - Meios técnicos : TV, Rádio, Telecomunicações, int.
ABORDAGEM HISTORICA DOS MEDIA:
1º- PROPAGANDA: “Teoria das Balas Mágicas”
Durante a primeira guerra mundial, os interesses britânicos, lançaram uma operação sistemática e intensiva com o objectivo de mudar a opinião das populações britânicas e americanas sobre a intervenção militar no continente europeu.
Nunca anteriormente havia sido colocada em prática uma tão grande campanha- operação de persuasão intensiva, coordenada e em escala sem paralelo envolvendo os meios de comunicação social.
Os primeiros estudos sobre a comunicação social surgem no contexto do pós-guerra, procurando responder sobre qual o poder efectivo dos meios de comunicação e qual o efeito que estes exercem nas massas.
Desta forma concluíram que a determinados estímulos enviados pela comunicação social, sucediam efeitos, (efeito da teoria hipodérmica- em que a mensagem difundida pelos media, entra no ser humano sem resistências, com uma bala disparada).
Ex: Estimulo -> Alemães cozinham cadáveres para fazer sabão Resposta -> Odeio alemão, vou ajudar o meu país a derrota-los
Assim surge a “Teoria das Balas Magicas”, que transforma a comunicação num processo de reacção.
1.1- ESTUDOS SOBRE CINEMA:
“O cinema trazia novas ideias as crianças, influenciando as suas atitudes e comportamentos, provocava perturbações no sono e modificava a interpretação que as crianças faziam da realidade. Paralelamente apresentam padroes morais diferentes dos adultos”
Resultado destas conclusões, surge por volta dos anos 20-30 o “Legado