Agências de Viagens Internet
1.1 Problema
O turismo é praticado desde as antigas civilizações, porém a palavra turismo vinculada à atividade tal qual é conhecida surgiu no século XIX. No entanto, como algo organizado, já com o interesse de promover o entretenimento e de se favorecer economicamente, começou com Thomas Cook, que em 1841 criou a primeira agência de viagens do mundo. (PORTELA, 2000).
Contudo, foi a partir da segunda metade do século XX que o turismo evoluiu, com a relação da produtividade e do poder de compra e em função da Segunda Guerra havia a necessidade de viajar e constatar que havia se restabelecido a paz mundial. A partir dos anos 1950, as viagens internacionais começaram a se tornar comuns devido a muitos fatores, entre os quais: as linhas aéreas comerciais, o aumento da renda familiar, a criação das férias remuneradas e o aumento do tempo livre da classe trabalhadora dos países industrializados. (TOMELIN, 2001).
Dessa forma, entende-se que, estando a atividade turística dependente do movimento de pessoas entre os pólos emissivos e receptivos, o turismo está sujeito a mudanças, que podem ocorrer devido a fatores alheios ao turismo dos locais receptivos ou emissivos, como grandes eventos esportivos, catástrofes naturais, insegurança, políticas econômicas, clima e pelo interesse humano em descobrir outros povos e culturas.
Nesse contexto, é relevante destacar a importância das agências de viagens como intermediadoras. As agências de viagens e turismo pertencem ao setor terciário, dos serviços, na economia do Turismo. E a estreita dependência do setor de viagens com o fenômeno turístico faz da atividade de agenciamento um negócio interdependente do desenvolvimento do turismo.
No período de 1950 a 1960, as companhias aéreas entraram na era da aeronave a jato e isto foi logo seguido, ampla e rapidamente, pela introdução do transporte coletivo no período de 1970 e 1980. (FLECHA, 2006).
As companhias aéreas viram o uso das agências de viagens como um