Agua
Água limpa e acessível para todos é parte essencial do mundo em que queremos viver. Há água doce suficiente em todo o planeta para que isto seja uma realidade.
Porém, por causa de problemas econômicos ou infraestrutura de baixa qualidade, todos os anos milhões de pessoas, crianças em sua maioria, morrem de doenças associadas ao fornecimento inadequado de água e a condições sanitárias e de higiene ruins.
A escassez de água, água de baixa qualidade e condições sanitárias inadequadas impactam de forma negativa a segurança alimentar, as escolhas de meios de subsistência e as oportunidades educacionais de famílias pobres em todo o mundo. Secas afligem alguns dos países mais pobres do mundo, piorando a situação de fome e desnutrição.
Até 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas deverá viver em um país afetado por escassez crônica ou recorrente de água doce.
Fatos e números
1,7 bilhão de pessoas obtiveram acesso à água potável desde 1990, mas 884 milhões de pessoas continuam sem acesso.
2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, tais como vasos sanitários ou latrinas.
Por dia, uma média de 5 mil crianças morrem de doenças que poderiam ser evitadas, todas relacionadas à qualidade/falta d'água ou de saneamento básico.
Hidrelétrica é a fonte de energia renovável mais importante e mais amplamente usada, representando 19% do total de energia produzida em todo o mundo.
Aproximadamente 70% de toda a água disponível é usada em irrigação.
As enchentes respondem por 15% de todas as mortes relacionadas a desastres naturais.
Introdução
A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água.
A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo