Desenvolvimento de pessoas
Dinâmicas de Grupo
Quarta-feira, 28 de Abril de 2010
JANELA DE JOHARI
Com o objectivo de nos conhecermos melhor, individualmente e colectivamente, passamos à realização da dinâmica: “A Minha Janela de Johari”.
Assim, concebida a dinâmica, o grupo abarca soluções para melhorar individualmente as relações de grupo.
A Janela de Johari tem como finalidade explicar as relações interpessoais e do grupo, com conteúdos próprios para cada uma das janelas, e ilustra como as relações interpessoais contribuem para mudar a janela de cada participante.
Joseph Luft e Harry Ingham, dois psicólogos, construíram esta janela nos anos
50. Segundo estes autores, o Homem é um “Todo”. Quando eu me comunico com o “Outro”, é todo o meu “Eu” que é posto na relação ao outro, todas as minhas áreas, mesmo aquelas que para mim não são conhecidas ou são inconscientes.
Se nós considerássemos que cada um de nós está dividido em áreas ou em zonas que representam essa relação com os outros e consigo próprio podemos identificar por conseguinte quatro áreas. A primeira com características evidentes de cada um, a segunda respeitante às vivências íntimas, a terceira área relativa aos sentimentos de inferioridade e a quarta área às características inconscientes de cada um.
Quando revelamos muito acerca de nós mesmos, diminuímos a nossa fachada.
Este processo designa-se de Exposição. Ao aceitar o que o outro revela acerca de si estamos a diminuir a sua fachada. Ao processo de solicitação de informação aos outros chamamos de processo de solicitação de feedback. Por outro lado, quando solicitamos o feedback acerca de nós estamos a diminuir a nossa área cega
(Blindspot).
Concluindo, podemos estabelecer relacionamentos mais afectivos se tivermos níveis interessantes de Exposição e de Solicitação de Feedback acerca dos nossos comportamentos. Temos inclusive uma maior responsabilidade nos nossos relacionamentos porque expomos e escondemos, solicitamos e damos feedback.
Uma