agua
Quais substâncias são adicionadas no tratamento da água? Qual é a função de cada uma delas?
Cloro: para a desinfecção.
Sulfato de Alumínio: coagulante (junta as partículas de sujeira).
Flúor: prevenir e reduzir a cárie dentária.
E carvão ativado quando a água apresenta mau cheiro por causa das algas, principalmente quando não chove.
Em que quantidades são adicionadas para cada 1000 l de água?
Flúor: de 600mg/L a 900mg/L
Cloro: de 200mg/L a 5000mg/L
Descrevam a sequência de operações pelas quais passa a água no tratamento, da captação ao produto final:
1 - Captação: a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.
2 - Coagulação: visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
3 - Floculação: a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila (policátions) com até 13 átomos de alumínio. Esses polieletrólitos de alumínio atuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH, formando uma rede com microestrutura porosa (flóculos).
4 - Decantação: a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. O ideal é que ele seja