slide pesoas comuns resultados extraordinarios
1769 palavras
8 páginas
A linguagem com finalidades comunicativas ― como informar, expressar ideias, opiniões ou simplesmente manter o contato com o interlocutor ―, e vimos que existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza, formando o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).
Concluímos que tanto a coesão quanto a coerência são aspectos fundamentais que constituem um texto, pois, do contrário, sem a existência deles, a unidade necessária não será mantida e não teremos o texto propriamente dito. É graças à coesão, por exemplo, que conseguimos compreender um texto com mais facilidade. Se, quando lermos, identificarmos os chamados elos coesivos, que nos remetem a formar a sequência de ideias e as mensagens que vão construindo o sentido do texto, conseguiremos entender a mensagem com muita mais clareza e rapidez.
A maneira como as palavras estão conectadas -coesão- e o sentido que a mensagem produz -coerência- soa os pontos fundamentais para o entendimento do texto.
Outro aspecto importante visto nesta aula é o entendimento do conceito de hipertexto, elemento cada vez mais comum nos textos e bastante presente como forma de hiperlink. Figuras, desenhos, tabelas, gráficos etc... que são essenciais para a compreensão da mensagem.
a coesão não garante a coerência, embora influencie o seu estabelecimento. Assim, percebemos que coerência e coesão se completam no processo de produção e compreensão do texto.
Classificação da relação
Principais elementos articuladores adição e, também, ainda, não só, mas também, além disso oposição/concessão mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, embora, apesar de, mesmo que explicação/causalidade porque, pois, visto que, uma vez