Agua
1- INTRODUÇÃO
p.
2- CICLO DA ÁGUA
p.
3- PRESERVAÇÃO DA ÁGUA
p.
4- POLUIÇÃO DA ÁGUA
p.
5- USOS DA ÁGUA
p.
6- TRATAMENTO
p.
7- REAPROVEITAMENTO
p.
8- REUSO
p.
10- DISPERDICIO
p.
11- CONCLUSÃO
p.
12- BIBLIOGRAFIA
p.
INTRODUÇÃO
A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta.
As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos. Por muitos milhares de anos, subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, esta ideia tinha como base a abundância deste recurso natural na Natureza.
Nos nossos dias, o desperdício aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida, higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza, indústria e agricultura, e nem sequer temos a noção da sua importância, temos aqui a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência. A problemática da água está inserida num amplo contexto em que vários fatores afetam a perda da eficiência no seu ciclo hidrológico, contribuindo para sua escassez. As causas são problemas diversos, como a crescente urbanização sem planejamento da infraestrutura urbana, no qual a ausência de abastecimento d’água e saneamento acarretam também, por consequência, agravos à saúde pública.
O ambiente urbano e natural sofre também as pressões da crescente demanda de água decorrente do aumento populacional, da intensificação das indústrias, e, sobretudo, do mau gerenciamento