Pesquisa em Serviço Social
ATPS – Pesquisa em Serviço Social
Celine Batista Passos - RA 378782
Roquenilda Mota de A Araújo - RA 374863
Rosimara Alves F Saliba - RA 364424
Prof.ª: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
Cotia, 20 de setembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO:
Pesquisa: Conceito e Tipos.
A pesquisa pode ser considerada em procedimento forma com método de pensamento reflexivo que quer um tratamento científico se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.
Toda pesquisa implica o lavamento de dados de variadas fontes, quaiquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a indireta.
Documentação Direta: Constitui-se, em geral no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório.
Documentação Indireta: serve-se de fontes de dados coletadas por outras pessoas, podendo constituir-se de material já elaborado ou não. Dessa forma, divide-se em pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias).
2. RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO:
Segundo LUDKE e ANDRÉ (1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Trata-se de construir uma porção do saber. Esse conhecimento é não só fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigativa do pesquisador, mas também da continuação do que foi elaborado e sistematizado pelos que já trabalharam o assunto anteriormente.
A primeira fase do processo de elaboração