ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS
Variações Linguísticas
Há diferentes línguas de sinais utilizada em cada país, que se difere da língua falada. Porém, há variações regionais, sociais (variações na configuração das mãos), bem como mudanças históricas (alteração com o passar do tempo).
Iconicidade e Arbitrariedade Sinais Icônicos: Sinais que fazem alusão à imagem do seu significado. Ex. telefone. Porém, não são iguais em todas as línguas. Sinais Arbitrários: Não mantém qualquer semelhança com o dado da realidade que representam.
Estrutura Gramatical Aspectos estruturais: LIBRAS é organizada por parâmetros principais ou maiores e secundários ou menores. Principais: Configuração da Mão (CM); Ponto de Articulação (PA); e Movimento (M). Configuração de mão: Forma que a mão assume durante a realização de um sinal, são 46 sinais ao todo. Ponto de Articulação: Lugar do corpo onde será realizado o sinal. Movimento: Deslocamento da mão no espaço durante a realização do sinal. Direcionalidade do Movimento
a) Unidirecional: Uma direção no espaço. Ex. proibida, sentar.
b) Bidirecional: Realizado por uma ou duas mãos em duas direções. Ex. grande, discutir.
c) Multidirecional: Várias direções em um só sinal. Ex. pesquisar, incomodar. Tipos de movimentos
Há vários movimentos, são eles: Retilíneo, Helicoidal, Circular, Semicircular, Sinuoso e Angular. Secundários: Disposição das mãos (qualquer mão pode fazer); Orientação das mãos (direção da palma da mão); e Região de contato (contato com o corpo, através do toque, duplo toque, risco ou deslizamento). Componentes não manuais: Além dos parâmetros principais e secundários, há componentes não manuais, como a expressão facial ou movimento do corpo que serão determinantes em alguns casos.
Estrutura Sintática
A LIBRAS é independente da língua oral, obedece regras próprias da sua linguagem e não da língua portuguesa. Na LIBRAS não se usa artigos, preposições, conjunções, tais