agua e sistemas tampao
1. A molécula de água, H2O, apresenta um ângulo de 104,5 graus entre as duas ligações O-H, dando-lhe um caráter altamente polar. Além disso, o átomo de O possui 2 pares de elétrons livres, permitindo a formação de ligações (ou pontes) de H entre moléculas vizinhas. Esta estrutura dá à água propriedades físicas e químicas de enorme importância biológica.
2. A água se ioniza através de uma reação ácido-base:
H2O + H2O H3O++ OH-
A reação ácido-base se caracteriza pela troca de prótons entre pares conjugados de ácidos e bases. A água pode se comportar como ácido e como base: AH + H2O H3O + A- B + H2O BH + OH- Estas são reações de equilíbrio, às quais correspondem constantes de equilíbrio definidas. Por exemplo:
K = [H3O+] [A-] [AH] [H2O] K mede a afinidade relativa das bases, de cada par ácido-base conjugados (AH/A- e H3O+/H2O), por prótons. Fala-se comumente em constante de dissociação de um ácido (Ka), significando:
Ka = K [H2O] = [H+] [A-] [AH]
3. [H+] é a concentração hidrogeniônica e os valores de [H+] para a maioria das soluções são muito baixos e difíceis de serem comparados. Um valor mais prático é conhecido como pH: pH = - log [H+] como 1/[H+] = 1/K x [A-]/[AH] pode-se obter pH = - logK + log [A-]/[AH] por analogia - log K = pK e pH = pK + log [A-]/[AH]
Conclui-se que pK é numericamente igual a pH da solução na qual as concentrações molares do ácido e sua base conjugada são iguais (log [A-]/[AH] = 0).
A igualdade pH = pK + log [A-]/[AH] é conhecida como Equação de Henderson-Hasselbach.