Eletroquimica
Nesse trabalho iremos falar sobre Eletroquímica, que é a parte da química que estuda a transformação de energia química (oxirredução) em energia elétrica, pilhas: Que são dispositivos que possuem dois eletrodos e um eletrólito onde ocorrem reações de oxirredução espontâneas que geram correntes elétricas. E também o processo contrario, eletrolise: Que é todo processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica que provem de um gerador, mais especificamente, uma pilha.
Eletroquímica
A eletroquímica está muito presente no nosso dia-a-dia, basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos: Como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores, e muitos outros. As reações de oxirredução também estão presentes no cotidiano, como na oxidação do ferro (formação da ferrugem), redução de minérios metálicos para a produção de metais, formação do aço, corrosão de navios, etc. A conversão de energia química em energia elétrica é um processo espontâneo, chamado de pilha.
A conversão de energia elétrica em energia química é um processo não espontâneo, chamado de eletrólise.
NÚMERO DE OXIDAÇÃO (NOX):
Para entender a eletroquímica, é necessário saber calcular o número de oxidação das substancias envolvidas em uma reação química.
Número de NOX deve ser calculado da seguinte maneira:
Substancias Simples: Zero, porque não existe perda e nem ganho de elétrons.
Átomo como íon simples: Sua própria carga.
Metais Alcalinos á esquerda da fórmula: 1+
Metais Alcalino-Terrosos á esquerda da fórmula: 2+
Halogênios: 1-
Calcogênios: 2-
Ag, Zn e Al: 1+, 2+, 3+
Hidrogênio em composto: 1+
Hidreto Metalico (hidrogênio do lado direito da fórmula): 1-
Oxigênio em composto: 2-
Oxigênio com Flúor: 1+ e 2+
Peróxidos (oxigênio+alcalino/alcalino terroso): 1-
Superóxidos: -
Cálculo de NOX:
Para