pH e Tampõs
Objetivos:
Definir e Entender o que é pH;
Conceituar Solução Tampão;
Existem várias teorias químicas que definem o que é um ácido e o que é uma base. Para desenvolvimento desta aula utilizaremos o conceito de ácidos e bases de Brönsted.
Ácidos – Espécies químicas que quando entram em contato com água são capazes de ceder o próton (H+) para outra espécie. Exemplos:
Ácido Clorídrico HCl + H2O H+ + Cl-
Ácido Acético CH3COOH CH3COO- + H+
Bases – Espécies químicas que quando entram em contato com água doam OH - .
Exemplos:
Hidróxido de Sódio NaOH + H2O Na+ + OH-
Hidróxido de Amônio NH3OH + H2O NH3+ + OH-
pH (potencial de Hidrogênio)
É uma medida da concentração de H+ em uma determinada solução. A escala de pH varia entre 0 e 14. Descreve o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) de uma solução. Quando um ácido dissocia-se, íons hidrogênio (H+) liberados em solução acidificam a solução. Ao contrário, quando bases (OH-) são liberadas o pH se eleva. Em se tratando de um organismo, qualquer modificação nas concentrações normais de H+ e OH- pode afetar seriamente a função de uma célula.
Escala de variação do pH. Abaixo de 7,0 = Ácidos; acima de 7,0 = Bases
Água – Qual é o pH da água pura? Resposta: 7,0
pH neutro pH ácido pH básico
pH de Algumas Soluções Fisiológicas
pH da Saliva
O pH da saliva varia entre 6,5 e 7,5. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc. O pH crítico para a descalcificação do esmalte é menor ou igual a 5,5. Se o pH bucal baixar deste valor, o esmalte está em risco de sofrer descalcificação (perda de minerais).
O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais. Entretanto, quando a saliva se torna ácida, o esmalte