agua e sais mineiras
que
compõe
os
Substância abundante nas células (ocupa cerca de 70% do volume celular);
A quantidade de água no organismo varia com a espécie e com a idade!
É uma substância Polar: possui dois átomos de hidrogênios (cátion) ligados a um átomo de oxigênio (ânion);
A água pura é chamada de Água Destilada e não é própria para consumo, pois pode causar diarreia entres outros.
•Substâncias hidrofílicas – tem afinidade com água. Ex: álcool. •Substâncias hidrofóbicas – tem aversão a água. Ex: água e óleo.
Pontes de Hidrogênio - é a atração eletrostática resultante entre o átomo de oxigênio de uma molécula de água e o átomo de hidrogênio de outra molécula de água, ou seja, é a ligação entre os átomos de hidrogênio e oxigênio de uma determinada molécula.
Adesão - diz respeito a união das moléculas de H2O. Essas moléculas podem se unir a outras moléculas polares.
Forças de Coesão - o conjunto das pontes de hidrogênio mantem coesas (unidas) as moléculas de água. Essa coesão determina a grande tensão superficial da água, por isso que certos insetos conseguem pousar sobre a água; devido a essa forte ligação entre as pontes de hidrogênio.
•Capilaridade - Devido á propriedade de adesão, a água adere á superfície interna dos capilares e tende a subir; assim as primeiras moléculas puxam as demais, pois elas estão firmemente unidas por coesão. Como essas forças são maiores que a força da gravidade atuante sobre a superfície da água dentro dos capilares, elas fazem com que a água suba. É exatamente por isso que, nas plantas, o xilema consegue subir das raízes até as folhas no alto da planta.
•Poder de dissolução - por ser uma substância Polar todas as outras substâncias, que sejam polares, podem se dissolver em água. É por esse motivo que ela é tida como Solvente Universal.
•Alto calor específico - a água funciona como regulador de calor,