Agua, aminoácidos e proteinas
1. Resumo do Capítulo 2: Água ----------------------------------------------------------------- 2
2. Questionário do Capítulo 2: Água ----------------------------------------------------------- 4
3. Resumo do Capítulo 3: Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas --------------------------- 8
4. Questionário do Capítulo 3: Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas -------------------- 10
5. Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------ 13
RESUMO DO CAPÍTULO 2: ÁGUA
Substancia mais abundante no seres vivos, os primeiros seres vivos surgiram no meio aquoso onde também o curso de evolução foi moldado.
INTERAÇÕES FRACAS EM SISTEMA AQUOSO As pontes de hidrogênio entre as moléculas dela fornecem as forças coesivas que tornam a água um liquido a temperatura ambiente que favorecem o extremo ordenamento das moléculas. Nas soluções aquosas, s moléculas não-polares tendem a permanecer juntas.
PROPRIEDADES DA ÁGUA A água possui um ponto de fusão, ebulição e um calor de vaporização maior do que outros solventes. Os pontos da água são;
• Ponto de fusão (PF): 0 grau
• Ponto de ebulição (PE): 100 graus
• Ponto de vaporização (PV): 2.260 graus Pontes de hidrogênio: são relativamente fracas. Aquelas na água líquida possuem uma energia de dissociação da ligação. Ela é cerca de 10% covalente, devido a sua superposição de órbitas de ligação, e cerca de 90% eletrostática.
A ÁGUA FORMA PONTES DE HIDROGÊNIO COM SOLUTOS POLARES As pontes de hidrogênio não são exclusivas da água. Elas se formam facilmente entre um átomo eletronegativo e um átomo de hidrogênio ligado covalentemente a outro átomo eletronegativo. As pontes de hidrogênio são mais fortes quando as moléculas ligadas são orientadas para maximizar as interações eletrostáticas.
A ÁGUA INTERAGE ELETROSTATICAMENTE COM SOLUTOS