Agrotoxicos
PRISCILA DE OLIVEIRA VALTER
RESUMO
Os agrotóxicos obtém uma forte relevância nas áreas agropecuárias, para que haja uma maior e melhor produção e esta sendo cada vez mais usado, isso contribuiu muito para a poluição, uma vez que, tais agrotóxicos afetam de uma forma vasta o meio ambiente, desde o solo até as águas, sendo que estes resíduos com as chuvas vão parar em rios, lagos, etc.. São tantos tipos desses defensivos tendo uma variedade enorme de componentes químicos. O poder público tem como obrigação fiscalizar esse uso desenfreado de agrotóxicos há dispositivos que responsabilizam os usuários os vendedores e comerciantes desses produtos.
PALAVRAS-CHAVE: Agrotóxico. Meio ambiente.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo explicitar os problemas ambientais causados pelos agrotóxicos, uma vez que, são muito nocivos para o meio ambiente e a saúde das pessoas que fazem uso desse tipo de componente químico. Também sobre as responsabilidades tanto da população como também do poder publico de fiscalizar e controlar o uso a venda e exportação de tais venenos.
DESENVOLVIMENTO Agrotóxicos nada mais são que insumos agropecuários, usa-se para que a produção não seja afetada por pragas, entre esses agrotóxicos se encontram “defensivos agrícolas” “pesticidas” “praguicidas” “inseticidas” “fungicidas” entre outros.SILVA (2011, p. 212) Esses produtos agem como se fossem uma proteção da produção agrícola fazendo com que haja uma maior melhor produtividade, porém são altamente poluidores tais produtos químicos estão se tornando cada vez mais fortes na tentativa de serem cada vez mais eficientes, pois as pragas que atingem as produções seja qual for, sempre esta se modificando sendo denominadas como pragas secundarias e com isso os agrotóxicos vão se tornando cada vez mais agressivos. O uso indiscriminado de agrotóxicos e adubações desequilibradas está causando doenças nas plantas, reduzindo a biodiversidade do solo e