Agrosilvipastoril
Definição:
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade.
Em sua forma mais comum, o melhoramento se dá através da seleção de indivíduos superiores, os quais podem ser vegetativamente multiplicados, ou restabelecidos em um delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, para a produção de sementes ou para a propagação comercial.
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL NO BRASIL:
INTRODUÇÃO
O bovino no início do Brasil colonial representava apoio fundamental à atividade açucareira, não só como animal de trabalho, mas também para fornecer a carne, a gordura, o leite e o couro.
Ainda no século XVI, crescem em importância, a criação de suínos e ovinos. Os primeiros destacavam-se pela produção de carne a ser salgada, além de couro e carne verde; enquanto os ovinos produziam a lã necessária à produção de agasalho.
Quanto às aves, estas já eram, nesta época, freqüentemente citadas nos inventários das propriedades rurais. Datam também deste período, as primeiras introduções de caprinos provenientes de Portugal e Espanha.
A atitude arraigada do homem a ensinamentos ancestrais que fluem de geração a geração pode ser observada na atividade agropecuária, na qual se verificam ruminantes sendo criados como se faziam na antigüidade, ou mesmo na cultura de arroz na China que ainda é desenvolvida nos moldes praticados há mais de mil anos.
A visão artística, por outro lado, pode, no Brasil, ser exemplificada pelos criadores de bovinos, especificamente, pelos criadores de zebuínos. Tais indivíduos foram capazes de, com persistência e visão de funcionalidade associadas à uma concepção de harmonia nas formas, estabelecer as diversas raças hoje existentes. Somente mais tarde iniciaram-se os programas, com embasamento científico, para