Protocolo para determinação do pH do solo
Beethoven Brandão, aluno do curso de Ciências Biológicas - IFAL.
Introdução
Este protocolo intenciona discorrer a respeito dos procedimentos para a realização dos experimentos de uma aula pratica de Biofísica acerca da medição do pH de várias amostragens de solo. Visa demonstrar como o desenvolvimento desta técnica laboratorial pode nos ajudar no desenvolvimento de pesquisas de campo.
Material
Duas provetas de 60 ml, Micropipeta, 8 Becker de 250 ml, colher de chá, colher de sopa, funil, filtro de café (pequeno). Amostra de solo com muita matéria orgânica (bem escura), amostra de solo adubado ou com calcário, amostra de solo qualquer (do quintal, de parques ou praças ou da escola), panela pequena e velha, fonte de calor (fogão, fogareiro, ou bico de Bunsen).
Metodologia
Após demonstrar como são feitos os cálculos para se estabelecer as proporções dos produtos químicos que serão usados, pesar 2,4 g de hidróxido de sódio juntar a 50 ml de água destilada e colocar dentro de um Becker com uma bailarina e levar ao agitador magnético. Acrescentar 220 microlitros de HCl, levar à proveta e tampar com papel filme.
Em outra proveta colocar 50 ml de água destilada e 220 microlitros de HCl. Feito isso...
1. Ferver 2 colheres de sopa de amostra de solo com mais matéria orgânica com 200 ml de água por alguns minutos. Desligar e deixar esfriar por entre 5 e 10 minutos. Coar com o auxílio do funil e do filtro de café (sugere-se utilizar duplo) em outro copo; caso a solução fique muito escura e turva, filtrar novamente até que se torne clara.
2. Quando a solução estiver completamente fria, misturar com 5 ml do indicador coletado com o auxílio da seringa de 5 ml. Observar e anotar a cor formada.
3. Repetir o mesmo procedimento para outras amostras de solo.
Conclusão
* Determinar o pH do solo em diferentes amostras;
* Observar pH ácidos, básicos e neutro;
* Discutir a importância do conhecimento do pH do solo para as práticas