cartilha silvipastoril
SISTEMAS AGROFLORESTAIS – SAF’S
Aluno:
Matrícula.:
Curso: Engenharia Florestal
Professor(a):
CARTILHA AO PRODUTOR
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SISTEMAS
AGROSILVIPASTORIS (SASP).
O que é um SASP ?
Os sistemas agrícolas que integram agricultura, pecuária e floresta e que não precisam usar produtos químicos industriais, são modelos de produção rural denominados de sistema agrosilvipastoril ou, em forma abreviada, SASP.
É a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, e ao mesmo tempo manejados de forma integrada. É uma alternativa para incorporar a produção de madeira ao empreendimento pecuário, reunindo as vantagens econômicas que cada um tem em separado. A composição assim como os arranjos: espacial e temporal, podem promover inúmeras interações, ecológicas e econômicas, que devem ser estrategicamente analisadas no planejamento, implantação e manejo do sistema.
No SASP não há cultivos homogêneos, pois ele intercala árvores e arbustos de diferentes espécies nas diversas áreas de cultivo. São técnicas ecológicas que aumentam a fertilidade do solo e, desta maneira, a produtividade. Entre as espécies de árvores e arbustos para uso do sistema agrosilvipastoris estão: Acacia podalyraefolia (nome popular: Acácia-mimosa), Yucca sp (Nome popular: Iuca-mansa, Agulha-de-adão, Iuca), Erythrina spp (nome popular: Suína), Gliricidia spp e Sesbania spp.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS?
Dentre os benefícios atribuídos aos sistemas agrosilvipastoris podem ser listados:
- As espécies arbóreas, principalmente, as leguminosas, influenciam na quantidade e na disponibilidade de nitrogênio a partir da fixação biológica do elemento. Aumentos nos teores de cálcio, magnésio, fósforo e potássio podem ser observados no solo sob a copa de árvores. A modificação do micro-clima contribui para a elevação da umidade sob as