Agronegócios atividade pecuarista
O presente trabalho, tem por finalidade apresentar um pouco da atividade pecuarista do país, atividade esta que tem grande participação no crescimento econômico do nosso país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, tanto no campo como nas cidades. O trabalho apresenta noções básicas da atividade, como por exemplo a criação dos animais, alimentação até o abate dos mesmo. A finalidade da pesquisa é enriquecer os conhecimentos da turma sobre este nobre assunto.
BOVINOS
Os bovinos constituem uma subfamília de mamíferos artiodáctilos bovídeos, distribuídos por todo o mundo e com grande importância econômica como fonte de leite e carne. O grupo inclui cerca de 24 espécies agrupadas em nove gêneros. São ungulados de tamanho médio à grande, incluindo o boi doméstico, o bisonte, o búfalo, o iaque, e os antílopes de quatro chifres e de chifres espirais. A relação evolucionária do grupo é obscura, e sua classificação em tribos soltas ao invés de subgrupos formais reflete esta incerteza. As características gerais incluem presença de casco e geralmente pelo menos um dos sexos de uma espécie tem um chifre verdadeiro.
GADO BOVINO
O gado bovino é composto por bois, termo que, em sentido amplo, dá nome ao animal mamífero, ruminante, artiodáctilo, com par de chifres não ramificados, ocos e permanentes, do gênero Bos em que se incluem as espécies domesticadas pelo homem.
TERMINOLOGIA
O boi é o macho castrado, sem possibilidade reprodutiva da espécie Bos taurus (família Bovidae), sendo também usado na denominação vernacular do indivíduo pertencente ao gado bovino. A vaca é a fêmea desta espécie e o touro é o macho com os testículos intactos, com aptidão reprodutiva. É um mamífero, artiodáctilo e ruminante. Seus chifres são em par, ocos, não ramificados e permanentes.
SUBESPÉCIES
Possui duas subespécies como seguem: Bos taurus taurus (gado taurino, de origem européia) e Bos taurus indicus