Expansão das fronteiras agricolas na Amazonia em relação a Soja
Ingrid Matia Correia
Joice dos Anjos Ferreira Santos
Thainá Nascimento Ferreira
Victória Alves Silva
Expansão das fronteiras agrícolas na Amazonia em relação ao Soja
Santo André/SP
2014 Ingrid Matia Correia
Joice dos Anjos Ferreira Santos
Thainá Nascimento Ferreira
Victória Alves Silva
Expansão das fronteiras agrícolas na Amazoniaem relação ao Soja
GeográfiaSanto André/SP
2014
A expansão da cultura da soja no Brasil
A expansão da cultura da soja no Brasil nas duas últimas décadas alcançou grandes proporções trazendo importantes mudanças para o modelo de ocupação do espaço territorial e para o desenvolvimento da economia nacional. Segundo maior produtor mundial do grão e maior exportador desde 2003, o Brasil tem aumentado sua produção acompanhando a tendência mundial de crescimento da demanda e da oferta de soja. Esse aumento da produção brasileira estaria, por um lado, relacionado à demanda internacional e de outro, à própria demanda interna vinda, principalmente do setor agroindustrial, no que se refere ao suprimento das necessidades dos setores de carnes (suínos e aves), leite e óleo comestível.
A produção de soja tem, nos últimos 20 anos, avançado em todas as regiões do país. Expandindo-se em princípio pelas regiões Sul e Sudeste, alcançou um crescimento vigoroso no Centro-Oeste e vem se expandindo pelos cerrados nordestinos e amazônicos recentemente.
Este crescimento da sojicultura no país está relacionado a dois fatores centrais: 1) o novo cenário macroeconômico e seus efeitos sobre a agricultura;
2) a contribuição da pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao crescimento da produção e da produtividade.
Esses fatores contribuíram para que os pólos produtores de grãos brasileiros ganhassem em competitividade estimulando a expansão das áreas plantadas com variedades de cultivares adaptadas a regiões anteriormente inviáveis ao cultivo.
Na região Nordeste e na Amazônia brasileira, a soja tem se