Gado de Leite
Stella Domingos Vieira
Resumo
Este artigo objetiva mostrar o real valor de significância do gado de leite, em especial no estado de Minas Gerais, para a formação e desenvolvimento do agronegócio no território brasileiro, tanto para o mercado interno quanto externo. Dados atuais são apenas consequências do processo histórico da região. Além disso, este artigo propõe melhores formas de manejo, instalações e alimentação adequados para melhor desempenho da produção.
Palavras-chaves: gado de leite, agronegócio, Minas Gerais
DAIRY CATTLE IN THE FORMATION OF AGRIBUSINESS
Abstract
This article aims to show the real significance value of dairy cattle, especially in the state of Minas Gerais, for the formation and development of agribusiness in Brazil, both for domestic and foreign markets. Current data are only consequences of the historic region. In addition, this paper proposes better ways of handling, and feeding facilities appropriate to better production performance.
Keywords: Dairy Cattle, Agribusiness, Minas Gerais
Introdução
Desde o início da colonização do território brasileiro, por volta de 1534, houve a importação das primeiras cabeças de gado vindas da ilha de Cabo Verde para a capitania de São Vicente (atual Rio de Janeiro) e mais tarde, um novo carregamento para a então capital Salvador. Da capital da colônia o gado dispersou-se para todo o Nordeste.
Com o desenvolvimento e a concentração da atividade agrícola canavieira na região litorânea do Nordeste, os colonizadores se viram obrigados a explorar e povoar o interior do Nordeste, até para a atividade criatória. Como toda colônia de exploração, tal processo não ocorreu de imediato. O fato de a exigência de terras para o cultivo de cana-de-açúcar ter aumentado, expulsou a boiada dos limites da área agrícola, que delimitou a agricultura e a pecuária.
A partir do século XVII, a criação de gado se tornou mais independente, ocupando cada vez mais o