Agronegocio - cacau
Moderno, eficiente e competitivo o agronegócio é uma atividade próspera, segura e rentável. O Brasil possui aproximadamente 200 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, terra com um clima diversificado, chuvas regulares e energia solar abundante, esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas, dentre elas O CACAU.
Saindo da floresta amazônica para conquistar o mundo, o cacau percorreu um longo caminho, suas sementes levadas para outras regiões e continentes, formaram grandes plantações que hoje representam importante fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas, sua história cercada de lenda está marcada por episódios curiosos, foi usado pelos Astecas como moeda e por muito tempo, foi uma bebida exclusiva das mais faustosas cortes da Europa.
Este trabalho tem como objetivo enfatizar a trajetória do cacau, seu ciclo desde sua preparação para o plantio, evolução e colheita. Falaremos sobre Exportação e Importação, principais consumidores, exportadores e concorrentes do Brasil no ramo cacaueiro.
1. O AGRONEGÓCIO NO BRASIL
O agronegócio é o motor de nossa economia que se mantém como um setor de grande empregabilidade e geração de renda em nosso país. Ocupando posição de destaque no âmbito mundial, tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico. É dinâmico sua capacidade de impulsionar os demais setores e seu crescimento nos últimos anos se tornou visível, quebrando recordes de produção, produtividade e exportação, transformando-se em uma âncora do governo nacional na política de contenção da inflação. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados