Economia Agrícola
Resenha de Economia Agroindustrial
A Agroindústria e o crescimento da agricultura no Nordeste
Aluno: Claudio Antonio Guedes Filho
Ciências Econômicas
Disciplina: Economia Agroindustrial
Profª: Chiara Natércia França
Recife, 2013
O desenvolvimento do agronegócio brasileiro sempre foi muito ligado ao desenvolvimento cultural, social e político do Brasil, foi na exploração da madeira do pau-brasil, que deu nome ao nosso país. No processo de colonização foi através da estrutura canavieira aqui montada, a borracha foi responsável em grande parte pela ocupação do norte do país e o café tornou-se importante fonte de poupança interna e principal financiador da industrialização brasileira.
A economia do sul também está muito ligada ao agronegócio, a pecuária domina os pampas, o mosaico populacional com varias etnias, também resultam de uma atividade agroindustrial em nosso território, e dessa concentração surgem as vilas e cidades. Esse caminha trilhado pelo agronegócio não foi fácil, existiam muitas dificuldades para sua instalação aqui, entre as principais era a falta de infraestrutura existentes tanto no processo de produção como na comercialização e transporte.
O processo de modernização da agricultura só começa a existir a partir dos anos 70 do séc. XX, com a diversificação da produção e mecanização, o mais recente avanço e visto principalmente na parte centro-oeste brasileiro com o cultivo da soja e do milho. Com a agricultura mecanizada também há necessidade de insumos modernos como os fertilizantes, defensivos e corretivos que geram também um grande mercado desses produtos.
O agronegócio é também importante na geração de renda e riqueza do País. Se for verdade que a participação da agricultura na economia tem diminuído ao longo da história recente do Brasil situando-se, nos últimos