Agricultura Orgânica e os Agrotóxicos
Resumo: A agricultura orgânica tem por objetivo em diminuir o uso de agrotóxicos. Para tanto a produção de alimentos e de mais produtos vegetais é feita sem a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou pesticidas em geral e reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação dos animais. Na agricultura orgânica são utilizados somente o esterco animal, a rotação de culturas, a adubação verde, a compostagem e o controle biológico de pragas e doenças, para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma os principais princípios dessa cultura são o respeito á natureza, a diversificação de culturas, o solo como organismo vivo e a eliminação no uso de agrotóxicos.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Agricultura Orgânica. Natureza. Adubação Verde. Controle Biológico.
Os agrotóxicos causam sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana. Uma das soluções para diminuir o uso dessas substâncias tóxicas seria a produção de alimentos orgânicos. O tema em si é muito importante de ser discutido na sociedade atual, pois na agricultura orgânica não é permitido o uso de substancias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. O Brasil em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem duvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.
Na agricultura orgânica a mulher desempenha um papel fundamental. Para as mulheres agricultoras envolve a idéia de que os alimentos devem ser naturais, sem agrotóxicos nem produtos químicos industrializados. As mulheres são as principais responsáveis pela unidade produtiva orgânica em 40% das situações pesquisadas, em vários estabelecimentos a mulher é a responsável pela unidade de produção, desempenhando um papel fundamental em todo o processo, é ela que tem garantido a sociabilidade no mundo rural. Em relação á intertextualidade, Karam afirma:
A mulher