Agricultura Familiar
AFRO-BRASILEIRA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A AGRONOMIA
DOCENTE: DR.LUIS GUSTAVO CHAVES DA SILVA
DISCENTE: FRANCISCA JÉSSICA GAMA PINTO
O vídeo, Brasil: um planeta faminto e a agricultura brasileira é uma homenagem da BASF – Badische Anilin und Soda Fabrik (Fábrica de Anilina e Soda de Barden) ao agricultor brasileiro e traz como ideia principal uma reflexão sobre a importância do agricultor e a quantidade de alimentos produzidos em pouco território. Apontando para o impacto que o consumo exerce sobre o meio ambiente e das formas como o agricultor preocupa-se para obter meios de consumir sem degradar.
Apresenta-se no vídeo dados que comprovam a produção demasiada de alimentos para todo o mundo, tornando o Brasil um dos maiores exportadores de produtos alimentícios do planeta. Com isso, faz-se com que um agricultor produza alimentos para mais de 200 pessoas, resultando em uma sobrecarga de trabalho diário, no que vêm consequentemente usos de agrotóxicos.
No vídeo, mesmo que de forma sutil, citam o uso de agrotóxicos. A BASF é uma das maiores empresas produtoras de agrotóxicos do mundo, lógico que essa homenagem vem como objetivo de amenizar a campanha contra uso de agrotóxicos. O Brasil é, lamentavelmente, um dos países que mais consome agrotóxicos no planeta. Se fosse dividida por habitante a quantidade de agrotóxicos que é utilizada no País, daria cerca de 5 litros de veneno por ano ( Documentário O veneno esta na mesa- Silvio Tendler). O problema é que embora isso reflita uma maior atividade agrícola, também representou aumento de casos de intoxicação aguda nas pessoas, em que o agrotóxico é o principal responsável.
Em uma pesquisa realizada pela médica Raquel Rigotto, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Ministério da Saúde e de outras universidades do País, fez-se um levantamento