Benefícios da energia eólica
Esta pesquisa teve como objetivo a busca de informações a respeito dos benefícios da energia eólica no nosso país, mostrando as vantagens e desvantagens em utiliza-la como fonte de energia, e também seus malefícios e o seu aproveitamento em comparação com outras fontes de energia
Palavras-chave: Conceito de Energia Eólica. Vantagens desvantagens, benefícios e malefícios da energia eólica no Brasil e o seu aproveitamento.
1 INTRODUÇÃO
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras energias naturais do mundo, pois é uma energia inesgotável, renovável, limpa, ela substitui combustíveis fósseis contribuindo assim para a redução do efeito estufa. O Brasil possui uma grande malha hidrográfica e teria êxito ao utilizar essa energia, pois ela não se utiliza de água que é um bem cada vez mais importante para nós. Por enquanto a energia eólica representa 1,58% nem dois por cento da matriz energética brasileira, nossa matriz energética ainda é predominantemente hídrica que fica em torno de 64,33%.
Os objetivos propostos neste trabalho apresentam conceitos de Energia eólica, as vantagens e desvantagens, benefícios e malefícios da energia eólica no Brasil, o aproveitamento da energia e o seu custo a pequeno e em longo prazo economicamente e ambientalmente.
2 CONCEITUAR O QUE É ENERGIA EÓLICA
Nos primórdios da civilização o homem aprendeu a obter energia com a força do vento, o termo eólico deriva da mitologia grega Eólo que era o senhor dos ventos. O vento é gerado pela diferença de pressão, o ar mais quente sobe e o ar de região de menor pressão se desloca para ocupar o espaço, essa energia é captada pelo aero gerador.
A conversão da energia cinética dos ventos em energia mecânica vem sendo utilizada pela humanidade há mais de 3000 anos. Os moinhos de vento utilizados para moagem de grãos e bombeamento de água em atividades agrícolas foram as primeiras aplicações da energia eólica. O desenvolvimento da navegação e o período das