Energia eolica
1038 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA PRODUÇÃO TEXTUAL
“Energia eólica e os seus benefícios”
Acadêmico: Guilherme Pereira da Silva
Profª: Drª Ana Maria Bueno Accorsi
Porto Alegre, Abril de 2014.
A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis em função do seu maior desenvolvimento. A energia proveniente dos ventos é uma antiga aliada dos seres humanos. Há cinco mil anos atrás os egípcios valiam-se da força do vento para, entre outras coisas, navegar no Rio Nilo com os barcos à vela.
Depois, moinhos de vento foram criados e usados para moer diversos grãos essenciais para o desenvolvimento da humanidade, como, por exemplo, o trigo.
Um país em especial aprimorou a utilização dos moinhos de vento, concedendo-lhes pás, que são conhecidas como hélices, e se tornou mundialmente conhecido pelo uso da energia eólica: a Holanda.
A popularização mundial da energia eólica se deu a partir da década de 1970, em virtude da escassez de petróleo que ocorreu na época. Esse fato foi decisivo para o desenvolvimento de novas fontes alternativas de energia, o que proporcionou um grande avanço em estudos e medidas de estímulos para que a energia eólica fosse utilizada como alternativa de geração de eletricidade.
Dentre os inúmeros benefícios proporcionados pela energia eólica, podemos citar:
• A não produção de emissões perigosas ou mesmo de resíduos sólidos tóxicos;
• A energia eólica é uma fonte de energia eficiente e inesgotável;
• Dentre todas as novas fontes de energia, a eólica é considerada como uma das fontes de eletricidade mais econômicas;
• A energia eólica pode compensar as emissões provenientes de outras fontes de energia, ajudando a reduzir os efeitos da mudança climática;
• É ambiental correta, pois preserva a fauna e a flora do terreno onde é instalada uma usina de energia