Agricultura Biológica
A agricultura biológica é uma agricultura que produz produtos alimentares: vegetais e animais, que não recorre ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas, a agricultura biológica usa técnicas tradicionais e utiliza o que a ciência tem de mais inovador, numa perspetiva de preservação ambiental.
•
Atualmente, a tomada de consciência das consequências do uso de pesticidas levou a um aumento de medidas regulamentares por parte dos governos, ou seja, há uma maior procura de produtos do sistema de agricultura biológica.
•
Esta forma de agricultura ainda se encontra numa fase difícil de quantificar, embora seja uma realidade nos países mais desenvolvidos, nomeadamente Portugal, onde continua a ganhar adeptos junto dos produtores e consumidores. Na
Europa existem diretivas de incentivo agro-ambiental no âmbito da PAC (Política Agrícola Comum).
• Na tentativa de solucionar o problema do excesso de produção, e diminuir a destruição dos recursos naturais, como a água e o solo, a UE tem tentado incentivar à exploração da agricultura biológica, como solução para este problema.
•
Características da Agricultura Biológica
Formas de trabalhar o solo Rotação de culturas
Fertilização
Preocupação em respeitar e favorecer a microflora do solo. As culturas são superficiais e existe incorporação de matéria orgânica numa camada superficial de poucos centímetros de espessura.
Rotação bem equilibrada e estudada, de longa duração.
Uso de adubos orgânicos.
Luta contra as pragas das A existência dos insetos destruidores das culturas é limitada pela diversidade destas(policultura). culturas Utilizam-se bactérias e insetos auxiliares para o combate de pragas e doenças.
Resultados
Melhor qualidade nutritiva dos produtos alimentares, com mais sabor e mais saudáveis, melhoria da fertilidade dos solos a longo prazo, menor poluição.
Quais as vantagens e as desvantagens deste tipo de agricultura?
Vantagens:
•
São mais benéficos