AGRICULTOR
Eros e Psiquê Mitologia Grega InfoEscola
InfoEscola » Mitologia » Mitologia Grega »
Eros e Psiquê
Por Ana Paula de Araújo
Uma das lendas mais belas e conhecidas da mitologia grega é a de Eros e Psiquê. O conhecimento geral da lenda se dá pela figura bastante difundida do anjo Eros (ou
Cupido). Eros era filho da deusa do amor, Afrodite, um imortal de beleza inigualável. Já Psiquê, mortal, era uma das três filhas de um rei, todas muito belas, capaz de despertar a admiração de qualquer pessoa, tanto que muitos vinham de longe para apreciálas. Logo, as duas irmãs de
Psiquê casamse. Apenas a jovem não casa, ainda que seja a mais bela das três, e justamente por isso era a mais temida, já que sua beleza fazia seus pretendentes terem medo. Consultando os oráculos, os pais da jovem entristeceramse pelo destino da filha, já que foram aconselhados a vestiremna com trajes de núpcias e colocaremna num alto de um rochedo para ser desposada por um terrível monstro! Na verdade, tudo fazia parte de um plano da vingativa Afrodite, que sofria de inveja da beleza da moça.
Eros e Psiquê. Foto: Andrea Izzotti /
Shutterstock.com
Assim que a jovem foi deixada no alto do rochedo, um vento muito forte, Zéfiro, soprou e a levou pelos ares e ela foi colocado em um vale. Psiquê adormece exausta e quando acorda parece ter sido transportada para um cenário de sonhos, um castelo enorme de mármore e ouro e vozes sussurradas que lhe informavam tudo que precisava.
Foi levada aos seus aposentos e logo percebeu que alguém a acompanhava e logo descobriu que era o marido que lhe havia sido predestinado, ele era extremamente carinhoso e a fazia sentir bastante amada, mas ele havia colocado uma condição, que ela não poderia vêlo, pois se assim o fizesse o perderia para sempre. Psiquê concorda com a condição e permanece com ele.
O próprio Eros, que tinha sido encarregado de executar a vingança da mãe, se apaixonara por