agressividade
NO ENTANTO, NO CASO DOS SERES HUMANOS, O COMPORTAMENTO PODE REFLETIR A EXPRESSÃO DE AGRESSÃO VIOLENTA DIRIGIDA PARA OUTROS DE FORMA INDISCRIMINADA E RECORRENTE, SEM QUALQUER GANHO OU VALOR EVOLUTIVO, E NESSE CASO REPRESENTA UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL E CLÍNICO COM CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA O INDIVÍDUO E SOCIEDADE.
O DESENVOLVIMENTO DE EXAMES DE IMAGENS PERMITIRAM QUE FOSSEM IDENTIFICADAS AS ÁREAS CEREBRAIS ENVOLVIDAS NO COMPORTAMENTO AGRESSIVO. DUAS SÃO AS MAIS IMPORTANTES NESSA REGULAÇÃO: DO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL E O SISTEMA LÍMBICO.
ESTUDOS SUGEREM QUE A IMPULSIVIDADE É UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES EXPLICATIVOS DE COMPORTAMENTO VIOLENTO E OUTROS COMO, HIPERATIVIDADE, SUICÍDIO, ALCOOLISMO E COMPORTAMENTOS LIGADOS À DEPENDÊNCIA DE TODO TIPO, COMO DROGAS, JOGOS E INTERNET. TODOS ELES PERTENCEM AO GRUPO DE COMPORTAMENTOS DE VIOLÊNCIA. PESSOAS IMPULSIVAS TENDEM A ESCOLHER RECOMPENSAS IMEDIATAS PARA SEUS COMPORTAMENTOS, APESAR DO POSSÍVEL FUTURO NEGATIVO. AGREDIR, ALIVIANDO A SENSAÇÃO DE RAIVA PROVOCADA POR ALGUÉM QUE FECHOU SEU CARRO NO TRÂNSITO, SEM PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS DESSE COMPORTAMENTO,PODE SER UM EXEMPLO.
O SISTEMA LÍMBICO É A ÁREA DO CÉREBRO RESPONSÁVEL POR TODO O COMPORTAMENTO AFETIVO. UMA DAS ESTRUTURAS MAIS IMPORTANTES É AAMIGDALA, QUE NÃO É AQUELA QUE FICA NA GARGANTA, O NOME DAQUELA, NA MEDICINA É TONSILA. A AMIGDALA IDENTIFICA AS SITUAÇÕES DE RISCO, DE PERIGO, GERANDO MEDO E ANSIEDADE, PREPARANDO O HOMEM PARA FUGIR OU LUTAR, ENFRENTANDO O PERIGO. SE JÁ