Agressividade/ ÉTICA
Uma pessoa agressiva é aquela que expressa suas necessidades, preferências, emoções e opiniões de forma hostil, exigente, ameaçadora, humilhante ou punitiva, sem se preocupar com consequências de suas ações. Claro que uma pessoa que tem este comportamento defende seus posicionamentos e pontos de vista, mas faz isso à custa da violação dos direitos dos outros, além de gerar ódio e frustração nas outras pessoas.
Já nascemos assim? Ninguém nasce agressivo. Este é um comportamento originado a partir de um histórico de punições que a pessoa sofreu ao longo de sua vida. Mas na maioria das vezes que ela se comportou de forma agressiva obteve um reforço positivo (teve seu objetivo alcançado). Por exemplo, para mostrar que é ele quem detém o poder na empresa, o chefe grita e ameaça demitir seus funcionários. Quanto mais ele ameaça, mais as pessoas se comportam como ele espera.
ÉTICA
Ética - Origem grega da palavra “ETHOS”, que significa modo de ser. Segundo Motta (1984) ética é “um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação as outras pessoas na sociedade em que vive”.
Moral - Origem do latim “MORES”, que significa costumes. É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Segundo Durkheim, moral pode ser considerada a ciência dos costumes.
QUAL É A DIFERENÇA?
HISTÓRIA ÁRABE
ÉTICA PROFISSIONAL
Conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho.
IMPORTÂNCIA: É fundamental para o crescimento, desenvolvimento e bom funcionamento das atividades da empresa,