Novo a Documento do Microsoft Word
- critica ao racionalismo moderno: as ações dos seres humanos não dependem exclusivamente de atitudes racionais.
- descrição: ID – Inconsciente
EGO – (EU – minha consciência)
S.EGO – juíz moral.
Civilização: resultado dos controles sobre os instintos agressivos do ser humano e do conflito entre duas características : EROS (AMOR--INTEGRAÇÃ)O / TANATOS. (ÓDIO/DESINTEGRAÇÃO)
- Desvendar o que impulsiona o instinto de agressividade no homem
Agresaividade internalizada, pressiona o ego, ativa meu. auperego, então sob a forma de consciencia, pressiona em um movimento reverso o ego que aplica de volta ao ego a agressividade que gostaria de fazer com outros. /SENTIMENTO DE CULPA que é expresso por necessidade de punição é o que desarma o ser humano e o resguada em uma guarnição moral de valores
´cultuados
______________________________________________
O QUE É SENTIMENTO DE CULPA????? ou pecadores como diria a igreja
quando a pessoa sabe que fez algo mau, no entanto para fréud esse sentimento pode manifestar-se mesmo com a pessoa nao tendo conso lidado a ação mas somente projetada-a em sua mente. mas pq?
nem sempre oq é mau, (atitude má) é necessariamente mau para o ego pode ser algo prazeroso. (oq é o bom ou mal afinal?)
mau - é tudo aquilo que com a perda do amor do próximo nos faz sentir ameaçados (ou estado de má consciencia)
Diante disso, Freud vê que lidar com a agressividade não é fácil. Ele diz: “que poderoso obstáculo a agressividade deve ser, se a defesa contra ela pode causar tanta infelicidade quanto a própria agressividade!”.
Como a ética nada é senão o superego cultural, e este, por sua vez, é uma analogia com o superego psíquico individual, a analogia pode continuar, diz Freud, e então podemos imaginar mais correlações. Assim como o superego individual, com suas exigências, pode produzir neuroses, a analogia permite dizer que éticas difíceis de serem cumpridas poderiam criar civilizações neuróticas. Por conseguinte, a idéia tão