Agressividade ENVIAR
Amanda Samara
Ariane Menezes
Ítalo Henrique
José Teotônio
Welliston Lima
Caruaru
Maio de 2015
SUMÁRIO:
AGRESSIVIDADE: BOA OU MÁ?...............................................4
ORIGENS DA AGRESSIVIDADE.......................................... ......4
AGRESSIVIDADE X NORMALIDADE X PATOLOGIA................4
AGRESSIVIDADE E A PSICANÁLISE.........................................5
AGRESSIVIDADE COMO REAÇÃO.............................................5
O presente trabalho é sobre a Agressividade, mais concretamente na perspectiva psicológica, grupal, social do fenômeno.
São objetivos desse trabalho, elucidar um melhor esclarecimento acerca de um assunto já tão discutido em várias perspectivas , bem como levantar questões sobre a Agressividade, e em qual âmbito ela pode/deve ser considerada boa ou ruim.
Está organizado num breve desenvolvimento sobre o assunto, e também numa dinâmica grupal escolhida para ser desenvolvida com a classe.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
AGRESSIVIDADE: BOA OU MÁ?
Trata-se de uma das emoções mais mal vistas no convívio social a partir do entendimento popular e da maioria das opiniões, ao mesmo tempo é a emoção mais incentivada no meio corporativo, de forma dissimulada através do incentivo da competitividade. Essa emoção é facilmente negada por muitas pessoas que não a reconhecem em sua natureza por entendimentos "misturados" de outras emoções e comportamentos, esses sim negativos, como a raiva e a violência. E pelas características de todas essas emoções a confusão é bastante natural.
Muito antes da raiva e mais ainda da violência, a agressividade é uma das emoções que compõem os humores dos indivíduos. A agressividade geralmente leva à ação seja pela expressão verbal e corporal ou por atitudes e comportamentos. Como todas as emoções, a agressividade é natural do ser humano e assim todos a vivenciam sejam em maior ou menor intensidade.