Relatorio Da Fenantrolina
Disciplina: Bioquímica Industrial
Professor: welington Francisco
Determinação por espectrofotometria de absorção molecular na região do visível do íon ferroso Fe+2 complexado com a orto-fenantrolina. Academicos:Alex Rodrigues Magda Cardoso Patricia Costa Veridiane Santos
1. INTRODUÇÃO
A maior parte do ferro da crosta terrestre está presente na forma de Fe+2, mas é rapidamente oxidada na superfície a Fe+3. Sendo que o íon ferroso (Fe+2) é mais solúvel e mais freqüente do que o férrico (Fe+3).
Agentes complexantes ao qual significa transportadores de íons podem ser substâncias orgânicas cíclicas ou acíclicas contendo átomos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, etc., que possuem elétrons livres, ou seja, pares eletrônicos não compartilhados. O complexo formado transporta os íons de um meio para outro, devido às mudanças em suas propriedades físicas e através de meios adequados (solventes). Agente complexante tem função de dar a coloração a compostos sendo determinante para identificação de íons metálicos na solução.
A reação de complexação da ortofenantrolina, que reage com os íons ferroso produzindo um complexo avermelhado, obedecendo a Lei de Lambert- Beer, processo no qual a quantidade de luz absorvida ou transmitida por uma determinada solução depende da concentração do soluto e da espessura da solução e a intensidade da coloração é diretamente proporcional à concentração do analito. A complexação dos íons ferroso com a ortofenatrolina dar-se a formação do complexo, [Fe(o-phen)3]2+.
Equação da reação:
Fe2+ + 3 o-phenH+ [Fe (o-phen)3]2+ + 3 H+ (1)
Estrutura