ENTREVISTAS
Um segundo pedido, comum em entrevistas, é o seguinte:
Quais foram os resultados mais importantes que obteve em sua carreira? Novamente ninguém quer saber dos prêmios que ganhou na escola primária ou do trabalho voluntário que você pratica nos fins de semana. Quer saber que resultados profissionais efetivos você obteve. Também aqui é necessário que você conheça a respeito de três quesitos da sua vida profissional:
Como você lida com a crise;
A sua capacidade de resolver problemas;
Como você avalia desempenhos de indivíduos
O terceiro pedido que ocorre numa entrevista:
Por que você acha que eu deveria contratá-lo/promovê-lo? Aqui é importante lembrar o velho adágio que diz “se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará para lá”. É preciso que você planeje a sua carreira, saiba o que quer e o que tem que fazer para consegui-lo.
Os seus objetivos devem ser realistas, claros e mensuráveis. E você deve dizer ao seu entrevistador como os seus planos de carreira podem auxiliar a empresa que está contratando ou promovendo você.
SE NÃO PUDER DEIXAR DE MENCIONAR, DEIXE-OS POR ÚLTIMO
Privilegie seus pontos fortes, sempre e em qualquer instância. Alguns momentos, no entanto, exigem que você mencione as falhas, pontos fracos ou situações melindrosas. A alternativa é deixar por último, porque quando o seu entrevistador chegar a essa questão já estará bem impressionado pelos seus pontos fortes e tenderá a minimizar seus pontos fracos.
Vamos ver alguns exemplos práticos:
Ponto fraco: Você freqüentou universidade mas não concluiu o curso.
Solução: Não minta.