Elaboração de e-mail na empresa ou situações formais.
Devido à ausência da tonalidade de voz e de expressões corporais que auxiliam na compreensão da forma em que o texto é expresso, existem diversos mal-entendidos que podem ser evitados se algumas regras para a grafia de e-mails forem seguidas:
Assunto: O campo “assunto” (ou subject) deve sempre estar preenchido, pois para uma pessoa que receba uma média diária de 50 mensagens, será mais fácil priorizar e organizar as leituras dos assuntos de maior interesse. Seja breve, objetivo e preciso nesse item.
NÃO GRITE: Textos escritos com letra maiúscula revelam irritação e agressividade da parte de quem escreve. Os textos devem seguir as normas de um texto comum. Frases escritas inteiramente com letra maiúscula só são aceitas em títulos, ênfases, avisos urgentes ou quando você realmente quer gritar.
Texto divido em blocos: Procure sempre que possível dividir o texto da mensagem em blocos, pois torna sua leitura mais fácil e melhora o visual.
Acentuação e ortografia: A regra de acentuação deve ser seguida regularmente. Escrever sem respeitar a ortografia, a acentuação e as normas sintáticas revela falta de capacitação ou formação adequada de quem escreve. Evite abreviar palavras ou diminuí-las de modo a dificultar sua compreensão.
Arquivos anexados: anexe arquivos quando necessário, principalmente os muito pesados. Faça se o receptor solicitar ou se for de fato muito importante.
Clareza e objetividade: seja breve, claro e objetivo. Seu texto deve seguir à norma com início, meio e fim. Siga à norma culta da língua.
Assinatura: Nunca deixe de assinar uma mensagem. Coloque o nome e meios para contato. Na mensagem profissional, inclua o nome da empresa e o cargo/departamento.
Resposta: Responda a todos os e-mails pessoais que receber e deixe o texto da resposta acima do original.
Manutenção: Verifique periodicamente sua caixa postal, para que não fique sobrecarregada.
Envio de mensagens: não