aglomeração
Cléia Bomfim
Celia Ribeiro
FACIMAB – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá
Administração/ Empresas – Gestão de Pessoas
29/11/12
RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar como o recrutamento e suas formas podem influenciar a gestão e os resultados empresariais. Com a evolução da gestão de pessoas que acontece após a revolução industrial é cada dia mais freqüente a visão de que as pessoas são o maior capital que uma empresa possui garantindo o sucesso e atingindo cada vez mais os resultados esperados. O recrutamento garante pessoas engajadas e comprometidas com o ideal empresarial e podem também influenciar a forma de competir e buscar resultados desejados pela organização.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Cargos, Remuneração, Recrutamento.
INTRODUÇÃO
As organizações bem-sucedidas estão percebendo que podem crescer, prosperar e manter sua continuidade, apenas se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros. “E quando uma organização está voltada para as pessoas, a sua filosofia global e a sua cultura organizacional passam a refletir essa crença” (CHIAVENATO, 2008). A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas e os nomes usados por ela descrevem a unidade, departamento ou equipe relacionada à gestão de pessoas.
As pessoas podem reduzir ou aumentar as forças e fraquezas de uma organização, ser a fonte de sucesso ou de problemas, dependendo da maneira como elas são tratadas. Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
A Gestão de Pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional por meios variados. O principal objetivo da Gestão de Pessoas é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão; é fazer com que as pessoas