Aglomerantes e agregados
CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
ALUNA: JÚLIA ISABEL DE ARAÚJO MEDEIROS
PROFESSOR: JOSÉ EURICO DE QUEIRÓS
MATÉRIA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AGLOMERANTES (CIMENTO PORTLAND E CAL) E AGREGADOS (AREIA E BRITA)
NATAL-RN
2013
1. INTRODUÇÃO
Há materiais de construção que podem ser obtidos diretamente da natureza, outros dependem de processos de fabricação mais complexos. Dentre os materiais mais utilizados na construção civil encontramos os aglomerantes: Cimento Portland e a Cal; e os agregados: Areia e Brita.
Por meio deste trabalho, têm-se a intensão de apresentar de forma clara e objetiva, informações e conhecimentos voltados para tais materiais, e ainda mais, trazer relatos e anexos relacionados à visita técnica desta matéria, do dia 26/02/2013 ao Rio Potengi, à cerâmica Tecnocerâmica e por fim, a britadeira Natal Britas.
2. AGLOMERANTES
Materiais ativos, ligante, em geral pulverulento, os aglomerantes têm como função formar uma pasta capaz de provocar a aderência dos materiais. Aglomerantes podem ser aéreos, hidráulicos ou poliméricos.
2.1 Cimentos Portland
A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto às pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Composto de clínquer e adições, o cimento Portland, é um ligante hidráulico, ou seja, sua composição reage na presença de água, endurecendo. A mistura britada, moída e aquecida de Calcário e argila, se transforma em clínquer, a mistura essencial