Agregados e Aglomerantes
Os agregados são considerados produtos básicos para a indústria da construção civil, apresentando, quando utilizado para confecção de concreto apresentando, quando utilizado para confecção de concreto, consumo médio, por m3, de 42% de agregado graúdo, 40% de agregado miúdo, 10% de cimento, 7% de água e de 0-1% de aditivos.
Isso nos permite perceber que o concreto é composto basicamente 80% de agregados.
Neste trabalho, entenderemos e aprofundaremos um pouco mais sobre esses materiais indispensáveis na indústria da construção civil. Veremos também sobre os aglomerantes, materiais que quando hidratados formam uma pasta resistente capaz de aglutinar agregados. Os principais integrantes desse grupo são o cimento, a cal e o gesso.
Desenvolvimento:
Os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos, geralmente inertes e de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como areia e a brita.
Podem ser classificados quanto a sua origem, suas dimensões e sua densidade.
Quanto a origem, os agregados podem ser:
Naturais: os que são provenientes de jazidas naturais.
Artificiais: os que são obtidos através de produtos ou processos industriais de obtenção e transform cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 μm
Quanto as dimensões, podem ser:
Miúdos: cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 μm.
Graúdos: os grãos que passam na peneira de abertura de malha de 4,75mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 75mm.
Já quanto a densidade, são:
Leves: cuja densidade é menor que 1 t/m³. Ex: argila expandida e escória.
Normais: sendo sua densidade maior que 1 t/m³, porém menor que 1,70 t/m³. Ex: cascalho e pedra britada.
Pesados: que a sua densidade é maior que 1,70 t/m³. Ex: