Aglomerantes minerais
Pastas: Mistura de aglomerante + água
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
Argamassa: Mistura de aglomerante + agregado miúdo + água
As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade; enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.
Ex: cimento + areia + água cal + areia + água cimento + cal + areia + água
Aglomerantes são materiais que promovem a união dos grãos do material inerte (agregados). Funcionam como elementos ativos nas argamassas, sofrendo transformação química. Ex.: cimento (utilizado em argamassa de revestimento e assentamento), cal (utilizada em revestimento), e gesso (utilizado em revestimento, decoração e modelagem).
Agregados são materiais pétreos fragmentados que atuam nas argamassas e concretos como elemento inerte (que não sofre transformação química). Ex.: areia. O material inerte é incorporado para diminuir a contração e tornar o material mais econômico.
Concreto: Aglomerante + agregado miúdo + agregado graúdo + água
É o material de construção obtido pela mistura de um aglomerante, de agregados miúdos e graúdos e de água, ou seja, é a associação íntima entre um aglomerante mais um agregado miúdo, mais um agregado graúdo, mais água, além de ferragens quando armado.
É utilizado em:
Edifícios: fundações, lajes, vigas, arcos e pilares;
Obras viárias (pontes, rodovias), barragens;
Silos aéreos e subterrâneo;
Pisos de estábulos, granjas;
Contra-pisos, postes de cerca, cochos, bebedouros
Principais características
Vantagens: Alta resistência aos esforços de