Tintas para fundição
Neste trabalho contem um estudo sobre tintas e areias para fundição. No que as areias são utilizadas nos moldes e as tintas dão o acabamento superficial.
1 AREIAS DE FUNDIÇÃO
Nas areias utilizadas como molde, um fator essencial é o pH eu sempre tem de ser monitorado. A granulometria média é de 0,05 mm a 2 mm (peneiras 10 a 270). Os tipos de areia existentes são: sílica, cromita, zirconita, olivina, chamote e cerabeads.
O processo tem esse nome somente porque a mistura com a qual o molde é feito mantém sua umidade original, quer dizer, não passa por um processo de secagem. A matéria-prima para esse tipo de moldagemé composta basicamente por um agregado granular refratário chamado de areia Bse que pode ser sílica, cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e água.
Tanto metais ferrosos quanto não ferrosos podem ser fundidos nesse tipo de molde. Os moldes são preparados, o metal é vazado por gravidade, e as peças são desmoldadas durante rápidos ciclos de produção. Após a utilização, praticamente toda areia (98%) pode ser reutilizada. Esse processo de moldagem é facilmente mecanizável, sendo realizado por meio de máquinas automáticas.
Como qualquer outro processo apresenta vantagens e desvantagens que estão listadas a seguir:
Vantagens
1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de produção de moldes. 2. Há menos distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca, porque não há necessidade de aquecimento. 3. As caixas de moldagem estão prontas para reutilização em um mínimo espaço de tempo. 4. Boa estabilidade dimensional. 5. Menor possibilidade de surgimento de trincas.
Desvantagens
1. O controle da areia é mais crítico do que nos outros processos que também usam areia. 2. Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho. 3. O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso. 4. A estabilidade dimensional é menor nas peças de maior tamanho.
Foram