ATPS Contabilidade Intermediaria
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
1 INTRODUÇÃO
Recentemente, muito se discute acerca da necessidade e do uso das contas nas empresas, para que possibilitem ao gestor, tomar uma decisão eficiente e eficaz.
Logo, é de suma importância saber conceitos contábeis, como custos, folha de pagamento, despesas, balanço patrimonial, entre outros que possibilitam uma melhor visão referente a todos os recursos envolvidos.
É fundamental que as informações coletadas e lançadas no balanço patrimonial sejam verídicas e condizentes com a realidade, evitando que posteriormente ocorram retificações, pois nele constará toda a demonstração contábil da situação patrimonial de uma empresa, de forma quantitativa e qualitativa.
2 A CONTABILIDADE
Por ser muito antiga, a contabilidade evoluiu muito com o passar do tempo, e o que era antes utilizado para o homem manter o controle de suas posses, hoje em dia passou a ser necessidade básica das empresas, prestando informações fundamentais de caráter econômico e financeiro, visando auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Desse modo que, proporciona aos seus usuários, tanto internos quanto externos, que possuem interesses diferentes, buscar informações para saber se há lucro ou prejuízo, ainda se é possível investir numa determinada empresa.
Na contabilidade se estuda o patrimônio, pois é uma ciência social que registra os fatos e fenômenos, resultantes de ações humanas, embora faça uso de métodos quantitativos e exatos que pertencem à matemática.
O patrimônio de uma entidade ou até mesmo de uma pessoa, engloba o conjunto de bens, direitos e obrigações, para verificar a situação líquida, podendo ser positiva, negativa ou até mesmo nula, através da análise dos registros, confeccionando os relatórios contábeis.
3 BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial compreende toda a demonstração contábil da situação patrimonial de uma empresa, de forma quantitativa e qualitativa. Para