Concreto com adições minerais
CONCRETO
Adições Minerais
BELÉM
2012
Nome do aluno ou grupo
CONCRETO COM ADIÇÕES MINERAIS
Pesquisa teórica apresentada
Ao programa de Graduação em
Engenharia Civil da UNAMA – Universidade da Amazônia
Como requisito para obtenção de nota para o 1ºNI.
Professor: José Zacarias Rodrigues da Silva Junior
BELÉM
2012
RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo estudar a influência das variáveis independentes (relação água/aglomerante, resistência à compressão, tipo e teor de adição mineral), nas variáveis dependentes da microestrutura e durabilidade do concreto.
No modelo geral, através da regressão linear múltipla, as variáveis independentes que mais influenciaram as variáveis dependentes da microestrutura foram o teor de adição e a resistência à compressão e, para a durabilidade, o teor e o tipo de adição.
Já nos modelos individuais, com a regressão linear simples, as variáveis independentes que mais se destacaram no teor de água combinada e hidróxido de cálcio remanescente foram o teor e o tipo de adição; na porosimetria, a resistência à compressão e a relação água/aglomerante e para as variáveis dependentes da durabilidade, a relação água/aglomerante e resistência à compressão, foram, nesta ordem, os mais significativos. Com base nessas análises, evidenciaram-se os resultados da regressão linear simples que apresentaram uma maior dispersão e significância mais fraca do que os da regressão linear múltipla, o que já era esperado.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. MICROESTRUTURA E DURABILIDADE DO CONCRETO COM ADIÇÕES MINERAIS 6 2.1. Introdução 6 2.2. Influência das adições