Agentes de socialização
1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa atividade é mostrar a importância da família, da escola, no desenvolvimento social, cultural, de todo indivíduo na sociedade em que convive. E enfatizar, acima de tudo, que conhecimentos se adquirem a todo o momento, o processo de socialização é contínuo.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir do nascimento, o indivíduo já começa seu longo processo de socialização que o acompanhará durante toda sua vida, extraindo sempre o que for melhor para adquirir sua própria personalidade.
A família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação de massa e os grupos de referências são agentes fundamentais que nos orientam durante o processo de socialização.
Desde criança, já em nosso seio familiar, aprendemos valores, crenças, como se portar diante de algumas situações. A família é o “arrimo”, a base de tudo para o processo de socialização de uma criança. Ela oferece os primeiros ensinamentos para nossa inclusão em um grupo social. Aprendemos no convívio familiar maneiras de agir, pensar, o que é certo ou errado, valores morais, religião, um universo cultural que contribuirá muito para o nosso desenvolvimento.
No decorrer de nossa caminhada, quando entramos na idade escolar, surge a oportunidade de convivência com outros indivíduos e novas relações sociais. Saímos do círculo familiar e somos introduzidos na escola onde nosso desempenho está sempre sendo avaliado, individualmente ou não, aprendendo a lidar com situações que nos ajudarão a criar nossos próprios conceitos. Por ser a educação, de fundamental importância para a formação do nosso caráter há que se ouvir falar a todo tempo em investimentos, ou a falta deles, em educação por todo o mundo. Se percebe que a escola contribui para a formação dos indivíduos e é um local onde se convive com outras classes sociais, raças, relaciona-se com pessoas da mesma idade, culturas diferentes das quais convivemos em