Agente de saude
O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, sempre supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde. Essa profissão sempre é exercida por um morador da comunidade que passa por treinamentos e cursos, para entender melhor as origens das doenças e as técnicas de prevenção, formando assim um elo entre a população e o sistema de saúde. Além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde promove o cadastro das famílias, a orientação individual e coletiva, identificar áreas de risco ou focos de doenças, realizar visitas domiciliares, desenvolver ações educativas que envolvam a comunidade, entre outras funções.
Explique o que é PACS
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde que possui as principais especialidades médicas (pediatria, clínica médica e ginecologia-obstetrícia) e demanda espontânea e/ou encaminhada por unidades elementares de saúde.
Qual o Objetivo geral do ACS ?
A assembleia foi aberta com informes regionais, apresentados pela coordenadora do GT do PSF do Sindsprev/RJ, Jane Amaral, que relatou alguns dos problemas nos principais municípios do Estado do Rio, onde a regulamentação ainda precisa avançar bastante. “A situação geral ainda está precária. Em São Gonçalo, onde sou lotada, criamos o cargo de ACS e avançamos na regulamentação, mas ainda há muitos trabalhadores sem receber INSS e FGTS. Outros tantos também não tiveram suas carteiras de trabalho assinadas e o pagamento dos salários é feito após o 5º dia útil, contrariando a lei”, disse.
Sobre o piso nacional de dois salários