agente de saude
Turno: Noturno
AGENTE DE SAÚDE
Componentes:
Domingas
Gildenê
Bertolina
Paula
Pinheiro-Ma
2013
AGENTE DE SAÚDE
Conceito do agente de saúde
No Brasil o agente de saúde surgiu no século XX. Foram eles que controlaram os primeiros surtos de peste bubônica e erradicaram a febre amarela, entre outras doenças, eles são responsáveis pelo controle de epidemias nas áreas urbanas e rurais. Foi uma profissão regulamentada na gestão o ex-ministro da saúde José Serra.
O ACS (Agente Comunitário de Saúde) é capacitado para reunir informações da saúde sobre a comunidade onde mora, tem que ter um bom relacionamento com seus vizinhos, ele é orientado pelo médico e enfermeira da unidade de saúde.
Em nosso país a Sucam (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) foi o primeiro órgão que resultou a fusão do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DeneRu) que fez a campanha contra a malária e a varíola, desde a década de 1970.
Já o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) é uma estratégia articulada nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) o maior foco da estratégia está em proporcionar à população o acesso e a universalização do atendimento de saúde.
Os principais objetivos do agente de saúde são o Geral e Especifico.
Geral: Ajudar a população transmitindo as informações e contribuir para a construção dos sistemas de saúde.
Já os Específicos são: capacitar os ACS para executar trabalhos no primeiro nível de atenção a saúde, garantir o trabalho do ACS integrando com a equipe da unidade de saúde a que estiver vinculado, fortalecer a ligação entre serviços de saúde e comunidade entre outras informações.
Como em qualquer outra profissão o agente de saúde tem três tipos de gerenciamento. Temos a Coordenação Nacional: é um programa que está a cargo do departamento de Operações da Fundação Nacional de Saúde através da Gerência do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Coordenação Estadual: o