Agenda Setting
Do ponto de vista social, o papel da comunicação é de transmitir ideias para as pessoas no sentido de ocorrer uma integração, e por meio dela transmitir culturas e formar uma bagagem cultural. Com isto, pode-se afirmar que a comunicação é um processo dinâmico e evolutivo.
Para a comunicação, é importante ressaltar o surgimento da cultura de massa no século XX, transformando as formas de convivência das pessoas. Para analisar esse processo, foram elaborados diversos estudos denominados "teoria da comunicação". Por meio dessas teorias, como a agenda-seeting, newsmaking e a espiral do silêncio, é possível explicar os efeitos, ações e origens da Comunicação Social.
Agenda Setting ou Agendamento
Agenda Setting ou Agendamento é uma das teorias da comunicação que é fundamental para compreender o processo da censura na ditadura. Conceituada na década de 1970, pela dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw. O artigo “The Agenda-setting Function of Mass Media” de McCombs e Shaw foi baseado no livro de Walter Lippmann “Public Opinion”, publicado em 1922. As observações de Bernard C. Cohen que escrevera, em 1963, que, “se a imprensa nunca pudesse convencer as pessoas de que é preciso pensar (what to think) ela teria mais sucesso em dizer no que é preciso pensar (what to think about)” (BRETON E PROULX, 2002, p.201).
a teoria tem como principio a ideia de que, a pauta das conversas interpessoais é sugerida pela mídia, que hierarquiza os assuntos que devem ser discutidos.
Mauro Wolf, autor com grande relevância em teorias da