Resumo Ciência Política
Discurso Político: resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos. O discurso Político dedica-se a construir imagens de atores e a usar estratégias de persuasão e sedução empregando diversos procedimentos retóricos.
Legitimidade do discurso político: legitimidade não é legalidade. O discurso político que tem legitimidade é aquele que não é arbitrário, mas consentido pela sociedade, então:
• Poder legítimo: consentido pela sociedade
• Poder legal: poder da lei
• Poder ilegítimo: imposto, arbitrário.
Para Max Weber, o poder legítimo é classificado em:
• Tradicional (monarquias)
• Carismático (Estadistas, como Lula, Getúlio, etc)
• Racional (obedece as normas – pacto social)
ESTADO
Instituição política organizada de forma política, social e jurídica que ocupa território definido e tem sua lei predominante (geralmente) estabelecida em constituição.
ESTADO = TERRITÓRIO + POVO + GOVERNO SOBERANO (Elementos constitutivos)
Poder soberano é o poder de dispor sobre a vida (do cidadão). É intransferível, indivisível e inalienável. É o poder supremo do estado fazendo valer as suas leis, decisões, dispondo de meios para impô-las se não obedecidas.
Povo é um conjunto de cidadãos que possuem um vínculo jurídico com o estado (votando e sendo votado). Elemento humano que constitui o Estado.
DIFERENTE DE POPULAÇÃO: conjunto de pessoas nacionais ou estrangeiras que residem no país
Nação: conjunto de pessoas que possuem um vínculo sentimental, étnico, religioso, linguístico. É identidade cultural, os costumes. Comunidade eclética. (Diferente de estado)
Finalidade do estado: Bem comum: condições necessárias para a pessoa humana desenvolver/aperfeiçoar sua humanidade.
Competencias do estado: Atribuições para realizacão do