SESMT
Estabelecer procedimentos básicos para trabalhos em altura conforme determina Norma Regulamentadora 35, envolvendo o planejamento, a organização e a execução de forma a garantir a segurança e a saúde dos funcionários e clientes envolvidos direta ou indiretamente com a atividade de carregamento de caminhões com sacarias/big-bag´s nos misturadores.
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
02. Procedimento de trabalho.
a) Antes de se iniciar as atividades os envolvidos no trabalho de carregamento deverão realizar inspeção em seus equipamentos (cintos de segurança, trava quedas e trole) com o objetivo de verificar possíveis danos que podem comprometer a segurança dos trabalhadores. Toda vez que uma irregularidade for constatada, proibir o uso e notificar os responsáveis (encarregados/segurança no trabalho) para correção da irregularidade.
- Os cintos de segurança não podem conter rasgos ou furos em alças de sustentação,
- Argolas de fixação de cabos não podem conter sinais de corrosão,
- Cabos de aço não devem conter fios soltos, almas saltadas, gaiola de passarinho (aberta) ou dobras,
b) - Antes de iniciar o procedimento de subir sobre a sacaria (onde altura ultrapassa 02 metros) o funcionário deverá se conectar com o sistema retrátil, - Após o termino do fechamento funcionário deverá sair da carroceria e se desconectar do sistema retrátil somente após estar em local firme (escada ou plataforma), - Deverá o funcionário permanecer 100% do tempo preso ao sistema enquanto carrega o caminhão,
d) Para enlonar caminhão o segundo funcionário que irá realizar esta função deverá também estar utilizando o equipamento para movimentação em cima da carroceria (uso do cinto de segurança preso ao sistema contra quedas retrátil),
e) Caso o motorista do caminhão/visitantes/funcionários for subir na carroceria para realizar